quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cuba! O que eu aprendi?

Com essa viagem, consegui ter uma noção do que é um país comunista. Foi pouco tempo em Cuba, mas estar lá entre o pessoal que moram e amam o país é uma experiência deliciosa e única. Por isso eu guardarei essa viagem em minha cabeça para o resto de minha vida, e todas as lições de humildade, de cultura e de companheirismo que lá eu aprendi serão essenciais para meu desenvolvimento como homem e como uma pessoa que poderá discutir vários aspectos com várias pessoas diferentes. Porém como lá eu resolvi ser mais observador, e tentei conhecer ao máximo as pessoas, não conversando ou discutindo sobre Brasil e Cuba, mas sim olhando as maneiras como pessoas tratam pessoas e como são as alegrias, gestos e tudo o que se passa no povo Cubano. Esse nosso breve contato me trouxe uma comparação bem interessante. Eles parecem muito com o povo brasileiro, na maneira de falar, brincar, rir, de tratar os outros e tudo. Porém eu nunca havia visto em alguém a forma de como eles recebem as pessoas. Mesmo que mal conhecem a gente já conversam muito, compartilham o que tem de interessante. Penso que se muito mais pessoas daqui fossem à Cuba o nosso povo poderia aprender com eles, e eles com a gente. Pois somos semelhantes, mas temos algumas coisas diferentes, e isso pode unir muito mais o nosso povo ao povo de lá. Completando ambos e trazendo muito mais conhecimentos para os que querem entender o nosso sistema e o sistema deles. A complexidade das diferenças entre os dois sistemas fazem com que muitos confundem as coisas e nunca vão entender o que é lá e nem o que é aqui, mas se viver um pouco, nem que seja uma semana, mas viver de verdade. Fazer o que eles fazem, agir como eles agem, comer, vestir e andar como eles. Tudo isso é uma forma de acabar com um péssimo estereótipo e pode abrir a cabeça para vários assuntos e discussões. A viagem para mim não tem preço, nem como explicar. É único, é o que me fez crescer muito politicamente e também socialmente.
Acredito no bem que essa viagem me fez e agradeço aos que me deram essa oportunidade.

“Solitária, entre gigantes. Causadora de inveja e criadora de inimigos egoístas, assim sou eu, A Ilha, A Pra Sempre CUBA.”

Nenhum comentário: